Business Intelligence: conheça o conceito que vem ganhando cada vez mais força no mercado.

Business Intelligence , Dicas de Gestão, postado em 05 de Novembro, 2018

O segmento varejista é, sem dúvida, um dos setores que mais pode se beneficiar de todos os avanços tecnológicos e tendências atuais do mercado. E hoje em dia é impossível pensar em sucesso sem falar de inovação e Business Intelligence.

Entendendo-se que boas escolhas dependem das informações certas, surgiu uma série de conceitos que permitem coletar, gerenciar e distribuir os dados de uma empresa para transformá-los em insights.


A função essencial do BI é transformar o imenso volume de dados gerados por uma empresa em informações que podem ser facilmente compreendidas e interpretadas e que, justamente por isso, devem ser utilizadas na tomada de decisões e na criação de estratégias de atuação e que exige grande alinhamento entre três pilares:


-        Coleta de dados: tudo o que acontece no negócio é analisado para determinar aspectos-chave, como produtividade, aproveitamento de oportunidades, gargalos, reputação no mercado, etc.;


-        Organização e análise: todos os dados captados em cada ação da empresa são organizados em um banco de dados e apresentados de forma visual, para facilitar a análise dos tomadores de decisão;


-        Ação e monitoramento: os responsáveis tomam decisões com base nas informações analisadas, e monitoram seus resultados para ver se estão sendo bem-sucedidos.


Como o Business Intelligence pode ajudar você?

Para fazer a diferença no varejo é preciso contar com estratégias eficientes, que permitem ao gestor tomar decisões corretas, que influenciarão positivamente os resultados da empresa.


Gestão de estoque

O estoque é um dos pontos mais sensíveis de um negócio no varejo: é preciso se certificar de que a reposição de mercadorias seja sempre feita de forma adequada. É fundamental garantir que os produtos não faltem aos clientes, mas também é importante assegurar que não haja excesso em estoque, o que significa dinheiro parado.


Gestão de fornecedores

Os dados fornecidos pelo Business Intelligence também podem auxiliar bastante na gestão de compras e no relacionamento com os fornecedores. É preciso ter em mente que os fornecedores são um dos públicos mais fundamentais para o sucesso da organização e quando os relacionamentos são proveitosos todos saem ganhando.


Avaliação da rentabilidade de lojas

As lojas de uma mesma cadeia de varejo nem sempre têm o mesmo rendimento e rentabilidade. É normal e até mesmo frequente que determinadas unidades sejam muito mais lucrativas do que outras. É justamente nessa questão que o Business Intelligence pode ajudar a gestão, por exemplo, auxiliando na compreensão dos motivos que influenciam o crescimento de determinada unidade e a estagnação de outra.


Acompanhamento de metas

As ferramentas de Business Intelligence são também ótimas aliadas no acompanhamento e na conquista de metas. Como os dashboards utilizados são capazes de mostrar e comparar dados do passado, presente e até estimativas do futuro, é possível se organizar para que as metas sejam sempre alcançadas.


Planejamento de Marketing

Os dados de Business Intelligence também podem ser utilizados para traçar o perfil dos clientes da rede varejista. As informações obtidas a partir dessa análise devem ser utilizadas como base para a criação de campanhas de comunicação, eventos promocionais e até mesmo para o lançamento e compra de determinadas mercadorias


Gestão financeira e decisões estratégicas

A tomada de decisões dentro da empresa passa a ser melhor fundamentada com a utilização de ferramentas de Business Intelligence. Isso acontece porque uma série de dados, métricas e análises precisas da realidade do negócio passam a ser utilizadas como base para o planejamento e a definição dos próximos passos.


Agora que você já sabe como usar o Business Intelligence em favor do crescimento do seu negócio de varejo, é só aproveitar todas as possibilidades que essas informações preciosas podem fornecer. 


Fonte: Luis Mathia, artigo: Veja como o Business Intelligence pode fazer a diferença no Varejo, Daniel Moraes, artigo: Business Intelligence: o que é e como fazer análise de dados de inteligência empresarial?



 



 


 

 

 

 


Voltar para as Notícias
  • Nossa História

    Conheça nossa trajetória, os esforços e todo pensamento da RBB - Rede Bebê Brasil.

    saiba mais
  • Tudo sobre o seu mercado.


    seja uma associada